Política de Troca e Devolução

O compromisso da Meli Comércio é a total satisfação dos nossos clientes. Dessa forma, visando garantir uma boa experiência de compra, a Meli Comércio elaborou a presente Política de Troca e Devolução.


1. Abrangência
Os motivos aceitos para uma solicitação de troca ou devolução são:

  • Produto com defeito - quando for constatado um defeito no produto dentro de 7 dias corridos a contar do recebimento.
  • Produto danificado no transporte - quando ao receber é visível que o produto foi danificado no transporte.
  • Arrependimento - quando após a compra o cliente reflete sobre a mesma e decide desfazer o negócio.
  • Produto diferente do solicitado - quando é enviado por engano um produto diferente do que o solicitado;
  • Garantia - quando um produto apresenta defeito dentro do prazo de cobertura da garantia.

Quando surgir a necessidade de trocar ou devolver um produto o cliente deverá submeter sua solicitação via site ou telefone, se identificando através do CPF e número do pedido. Toda solicitação é analisada por uma equipe especializada que poderá solicitar mais informações.


2. Troca de produtos defeitos / danificados em transporte 
2.1. A Meli Comércio efetuará a troca do(s) produto(s) adquirido(s) por seus Clientes, de acordo com o previsto no Código de Defesa do Consumidor.
2.2. Na hipótese de constatação de vício ou defeito, o Cliente deverá comunicar a Central de Atendimento ao Cliente e seguir as instruções recebidas para que o pedido de troca seja analisado e processado.
2.3. O prazo para solicitação de troca/devolução de um item com defeito é de até 7 (sete) dias corridos, contando da data do recebimento do produto. Após esse período, o Cliente deverá procurar informações sobre Garantia do produto no item 4.
2.4. Após análise e autorização da solicitação, será enviado ao cliente, via e-mail, as informações de logística reversa assim como demais instruções para realizar o envio do produto. O cliente terá o prazo de 10 dias corridos para seguir as orientações e realizar a postagem. A logística reversa será realizada através dos Correios na modalidade PAC. Caso o produto seja devolvido fora da logística reversa encaminhada pela empresa, o valor do frete custeado pelo cliente não será ressarcido.
2.5. As condições abaixo precisam ser cautelosamente cumpridas para que o retorno do produto seja aceito:
Não conter marcas de uso e/ou instalação e não ter sido instalado;
Não pode ter sido modificado ou passado por tentativa de conserto;
Possuir todos os itens, acessórios originais e manual de instruções;
Perfeitamente acondicionado na caixa original, sem rasgos ou danos na embalagem;
Acompanhado da 1ª via da nota fiscal (DANFE);
Embalar o produto adequadamente, protegendo o produto e a embalagem contra possíveis danos no transporte.

2.6. Os produtos remetidos para análise serão vistoriados com o objetivo de confirmar as informações fornecidas pelo cliente acerca dos defeitos e também se as condições descritas no item 2 subitem 2.5 foram cumpridas. Caso o produto ou as condições de envio não cumpram com as condições da política de troca e devolução o produto será remetido novamente ao cliente juntamente com um laudo informando os motivos da recusa.
2.7. Constatado o defeito no produto, o Cliente poderá optar pela substituição do item danificado ou a restituição do valor total pago conforme estabelecido no item 5, subitem 5.1.
2.8. Caso o produto a ser trocado não esteja mais disponível, o Cliente poderá optar pela:
Vale Compras para utilização em uma próxima compra, incluindo o valor do frete, caso tenha sido cobrado;
Troca por outro produto disponível na Meli Comércio, do mesmo valor do produto adquirido, incluindo o frete, caso tenha sido cobrado;
Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete, respeitando o estabelecido no item 5, subitem 5.1.

2.9. Observando-se o prazo para solicitação de troca/devolução de itens com defeito, os custos para devolução e reenvio são pagos pela Meli Comércio.



3. Arrependimento da compra, recebimento de produto diferente do solicitado 
3.1. Caso o Cliente se arrependa de uma compra efetuada, ou o produto recebido seja diferente do solicitado, poderá exercer seu direito de desistência/devolução/troca ao manifestar seu interesse na Central de Atendimento ao Cliente no prazo de 7 dias corridos a contar do recebimento do produto. Ou mesmo recusando a entrega do mesmo.
3.2. Após análise e autorização da solicitação de retorno, será enviado ao cliente, via e-mail, as informações de logística reversa assim como demais instruções para realizar o envio do produto. O cliente terá o prazo de 10 dias corridos para seguir as orientações e realizar a postagem. A logística reversa será realizada através dos Correios na modalidade PAC. Caso o produto seja devolvido fora da logística reversa encaminhada pela empresa, o valor do frete custeado pelo cliente não será ressarcido.
3.3. As condições abaixo precisam ser cautelosamente cumpridas para que o retorno do produto seja aceito:
Não conter marcas de uso e/ou instalação;
Não pode ter sido modificado ou passado por tentativa de conserto;
Possuir todos os itens, acessórios originais e manual de instruções;
Perfeitamente acondicionado na caixa original, sem rasgos ou danos na embalagem;
Acompanhado da 1ª via da nota fiscal (DANFE);
Embalar o produto adequadamente, protegendo o produto e a embalagem contra possíveis danos no transporte.

3.4. O pedido de troca/devolução passará por uma avaliação para verificar se houve utilização do produto ou sua destruição, ainda que parcial, o que invalida a possibilidade de devolução. Também será avaliado se as condições descritas no item 3 subitem 3.3 foram cumpridas. Caso o produto ou as condições de envio não cumpram com as condições da política de troca e devolução o produto será remetido novamente ao cliente juntamente com um laudo informando os motivos da recusa.
3.5. Para as solicitações realizadas dentro dos 7 primeiros dias, o Cliente poderá optar por receber um vale-compras no valor total pago ou a restituição do valor pago conforme estabelecido no item 5, subitem 5.1, incluindo os custos com frete.



4. Garantia
4.1. O prazo para solicitação da Garantia de Produtos que apresentarem defeito deverão ser realizado no prazo especificado de cada produto a contar a partir do recebimento do mesmo (dias corridos).
4.2. Após análise e autorização da solicitação da garantia, será enviado ao cliente, via e-mail, as informações de logística reversa assim como demais instruções para realizar o envio do produto. O cliente terá o prazo de 10 dias corridos para seguir as orientações e realizar a postagem. A logística reversa será realizada através dos Correios na modalidade PAC. Caso o produto seja devolvido fora da logística reversa encaminhada pela empresa, o valor do frete custeado pelo cliente não será ressarcido.

4.3. As condições abaixo precisam ser cautelosamente cumpridas para que o retorno do produto seja aceito:
O produto não pode ter sido modificado ou passado por tentativa de conserto;
Possuir todos os itens, acessórios originais e manual de instruções;
Acompanhado da 1ª via da nota fiscal (DANFE);
O Cliente deve embalar o produto adequadamente, protegendo o produto e a embalagem contra possíveis danos no transporte, concordando que é responsável pela integridade da mercadoria até que a mesma seja entregue no Centro de Distribuição da Meli Comércio.

4.4. O pedido passará por uma avaliação para verificar a utilização do produto ou sua destruição (mau uso), ainda que parcial, o que invalida a garantia do produto. Também será avaliado se as condições descritas no item 4 subitem 4.3 foram cumpridas. Caso o produto ou as condições de envio não cumpram com as condições da política de troca e devolução o produto será remetido novamente ao cliente juntamente com um laudo informando os motivos da recusa.
4.5. Constatado o defeito no produto, o Cliente poderá optar pela substituição do item danificado ou a restituição do valor total pago conforme estabelecido no item 5, subitem 5.1.
4.6. Caso o produto a ser trocado não esteja mais disponível, o Cliente poderá optar pela:
Vale Compras para utilização em uma próxima compra, incluindo o valor do frete, caso tenha sido cobrado;
Troca por outro produto disponível na Meli Comércio, do mesmo valor do produto adquirido, incluindo o frete, caso tenha sido cobrado;
Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete, respeitando o estabelecido no item 5, subitem 5.1.


 

5. Condições Gerais
5.1. Para os casos em que ocorrerá a restituição do valor pago, a Meli Comércio adotará as providências e os valores serão restituídos ao Cliente de acordo com o meio de pagamento utilizado para realização da compra: sendo (i) depósito em conta corrente, no prazo de até 10 (dez) dias úteis, ou (ii) acionamento da administradora de cartão de crédito, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, para que ela comunique a instituição financeira responsável pelo crédito (estorno) que poderá ocorrer em até duas faturas subsequentes, conforme a data de fechamento da fatura de cartão de crédito.
5.2. Os prazos para restituição só serão computados a partir da devolução do(s) produto(s) em um dos centros de distribuição da Meli Comércio.
5.3. Nos casos de troca, substituição ou reenvio de qualquer item que não esteja mais disponível, o cliente deverá optar entre:
Vale Compras para utilização em uma próxima compra, incluindo o valor do frete, caso tenha sido cobrado;
Troca por outro produto disponível na Meli Comércio, do mesmo valor do produto adquirido, incluindo o frete, caso tenha sido cobrado;
Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete.

5.4. Produtos em Promoção ou Produtos em Queima de Estoque que apresentarem defeito ou não puderem ser enviados por problemas de disponibilidade, a loja reserva-se no direito de reembolsar o cliente no valor pago pelo produto, não tendo a obrigação de repor o produto.

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